quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Turismo rural.

Integrantes do projeto de incentivo ao Turismo laranjeirense desenvolvido pela Acils poderão participar, nos dias 30 e 31 de janeiro e 1° de fevereiro de 2012, de uma capacitação realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Patronal Rural. Primeira atividade do projeto da Acils agendada para 2012, o treinamento intitulado "Turismo Rural e Oportunidades de Negócio" tem objetivo de apresentar aos participantes a possibilidade de explorar atividades turísticas nas propriedades rurais existentes na região. A capacitação acontece no auditório da Acils, sempre das 8 às 18 horas. A participação no evento é gratuita e deve ser confirmada pelo telefone (42) 3635-5903.

SALUTAR A IDÉIA, UM RECADO AOS PRÉ CANDIDATOS, ESSE TREINAMENTO PODE SER UMA SAÍDA PARA TIRAR OS PEQUENOS MUNICÍPIOS DA OCIOSIDADE. TEMOS VISTO MUITOS MUNICÍPIOS PEQUENOS QUE INVESTIRAM NESSA ÁREA E HOJE SÃO DESTAQUE NA ÁREA DE TURISMO. NOSSA REGIÃO É RICA EM BELEZAS NATURAIS O QUE FALTA É OPORTUNIZAR AS PESSOAS A CONHECEREM NOSSAS MARAVILHAS.
 
Que linda imagem da Toca do Leão- Laranjeiras do SulTOCA DO LEÃO.
 
 
 
 
Notícias
 
Você está em: Cidades com Nomes Originßrios de Frutas
Laranjeiras do Sul - PR



ORIGEM DO NOME

O nome Laranjeiras origina-se da palavra "nerinhê" (escreve-se nerjê) que no idioma Kaingang quer dizer "laranja", pois na região existiam milhares de laranjeiras silvestres.

BREVE HISTÓRIA
A história registra que em novembro de 1924 o General Rondon, comandante das tropas que davam combate no Paraná aos rebeldes da Revolução Paulista, transferiu seu QG de Ponta Grossa para a Colônia Mallet para dali deflagrar a etapa final da campanha contra os rebeldes que haviam ocupado o Oeste do Estado. Mas, a antiga Colônia Mallet, que hoje é o Município de Laranjeiras do Sul, entrou para a história por uma outra razão: Sob a denominação de Iguaçu, foi de 1944 a 1946 a Capital do Território Federal do Iguaçu. Uma pequena vila na época, sem dúvida, mas onde para orgulho de seus habitantes morava um Governador, e os poucos funcionários que constituíam a burocracia estatal iguaçuense.
A crônica da região que viria dar forma ao município de Laranjeiras do Sul remonta ao século passado. Já em 1888, ao ser criada a Colônia Militar de Foz do Iguaçu, encontravam-se instalados na região alguns colonos descendentes de europeus e paraguaios. Em 1898, com base na Lei Estadual n.º 185, de 25 de abril daquele ano, o povoado passava a sediar um distrito policial, subordinado a sede municipal que era Guarapuava. Começava a consolidar-se ali, em plena mata, um marco avançado da civilização na faixa de fronteira. Mais tarde o distrito foi transformado em Colônia Militar, instalada pelo 1º Batalhão de Engenharia durante a gestão do Marechal Mallet no Ministério da Guerra. A Colônia foi por isso batizada com o nome deste chefe militar. Os desdobramentos da Revolução Paulista em território paranaense transformaram a Colônia Mallet em centro de operação legalista. Foi lá que o General Rondon manteve durante algum tempo o seu QG na campanha contra os rebeldes; foi lá também que mandou construir um campo de pouso, de onde decolaram dois monomotores para bombardearem os revolucionários entrincheirados em Guaraniaçu e Catanduvas com panfletos concitando-os à rendição.
Com a criação do Território Federal do Iguaçu, em 13 de setembro de 1943, Laranjeiras do Sul passou a integrar a nova unidade Federativa. Através do Decreto-Lei n.º 5.839, de 21 de setembro daquele ano, o vilarejo foi desmembrado do território paranaense e um ano mais tarde, através do Decreto 6.887, datado de 21 de setembro de 1944, a povoação viu-se alçada a condição de Capital do Território Federal do Iguaçu, sob a denominação de IGUAÇU.
No centro da vila foram construídas as residências do Governador, do secretário, dos funcionários, almoxarifado, agência telegráfica e outras repartições. Destas edificações, restam apenas a antiga casa do secretário do Território, que ainda conserva o seu estilo original e o Palácio do Governo. O Território teve dois Governadores: o coronel João Garcez do Nascimento e o major Frederico Trotta. Com a extinção do Território em setembro de 1946 a povoação perdeu evidentemente o seu "status"de Capital. Reintegrada ao Paraná, através do Decreto Estadual n.º 533, de 21 de novembro daquele ano, Iguaçu manteve no entanto a sua autonomia, sendo reinstalado como Município a 30 de novembro do mesmo ano sob o nome de Iguaçu. No ano seguinte, mudou-se o nome para Laranjeiras do Sul.

DATA DE EMANCIPAÇÃO:
21/11/1946 - Decreto Lei Estadual nº 533, de 21/11/1946

DATA DE INSTALAÇÃO:
30/11/1946 - Aniversário do Município

DATAS COMEMORATIVAS:
26/07 (Padroeira Nossa Senhora Sant`Ana)
30/11 (Aniversário do Município)

FESTAS POPULARES:
26/07 (Festa da Padroeira); 06/08 (Festa na Gruta de Bom Jesus em Campo Mendes); 12/10 (Festa no Santuário de Nossa Senhora Aparecida); FENALAR - Festa das Nações de Laranjeiras do Sul (última semana de agosto); Festa do Porco e Derivados (anualmente no mês de agosto sem data fixa).

ATRAÇÕES TURÍSTICAS:
Igreja Matriz Sant'Ana e Santuário de Aparecida, com obras de arte, pinturas e esculturas; Praça Governador Garcez (marco histórico do Território Federal do Iguaçu); Calçadão do Cinqüentenário, Toca do Leão (pesqueiro, piscinas e área de lazer) e Hotel Fazenda Lind'água, com hotel, pesqueiro e piscinas.

POSIÇÃO, LOCALIZAÇÃO E EXTENSÃO GEOGRÁFICA:
Médio Centro-Oeste do Paraná
Altitude: 841,00 m
Latitude do Distrito Sede: Sul 25,40778
Longitude: Oeste: Oeste 52,41611
Área Urbana: 19,3 Km2
Área Total: 601,00 Km2
Extensão territorial atual: 601,00 Km2.

ASPECTOS DEMOGRÁFICOS:

População - Zona Rural: 6.462
Total: 30.063
Homens: 14.745
Mulheres: 15.318
População alfabetizada: 21.016 (taxa de alfabetização: 89,3%)
Eleitores: 21.012 (Eleição Municipal de 2000)

FAMÍLIAS PIONEIRAS:
Machado, Nogueira do Amaral, Paula Xavier, Pinto de Oliveira, Camargo, Joseph, Kailer, entre outras.

TERRITÓRIO:
Do Território do Município de Laranjeiras do Sul, desde 1946, foram criados 12 novos Municípios: Guaraniaçu, Campo Bonito, Diamante do Sul, Catanduvas, Três Barras do Paraná, Quedas do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu, Nova Laranjeiras, Rio Bonito do Iguaçu, Virmond, Ibema e Porto Barreiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário