terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Refletindo.

Acidentes felizes


Receba com prazer as interrupções, pois elas muitas vezes levam a acidentes felizes.
As pessoas que sabem arriscar não têm medo dos irritantes reveses da vida. Quando as coisas dão errado, em vez de olhar para trás, elas seguem em frente, empurradas por sua curiosidade.
Essas pessoas têm bons motivos para ser curiosas. A roda da fortuna se movimenta por um mecanismo que está mais relacionado à teoria quântica do que às leis de Newton. Pergunte a casais felizes como se conheceram e ouvirá uma longa história sobre cancelamentos de última hora, multa por excesso de velocidade, passaporte perdido, filas compridas e pneus furados no meio da chuva.
Desconfie das conclusões simplistas sobre causa e efeito. Encare acidentes como evidências de que você entrou em um invisível campo eletromagnético que não responde à força gravitacional da razão comum.
Se for demitido no dia em que planejava assinar o contrato de aluguel de um novo apartamento, considere este seu dia de sorte: daqui a um ano você pode vender seu primeiro livro, com um adiantamento substancial.
Se quebrar a perna no dia da partida para uma excursão pela garganta do rio Yang-Tsé, pode ter certeza de que o médico do pronto-socorro é o futuro marido de sua melhor amiga.
Se derramar café no sofá ao pegar o telefone, não se surpreenda se a pessoa do outro lado for alguém de uma famosa escola de pintura oferecendo-lhe uma bolsa para que siga sua inclinação artística.
Por fim, se trancar a chave dentro do carro (muito ‘old time’ isso, eu sei), não xingue baixinho. Ao contrário, agradeça aos céus por lembrar que a vida é cheia de surpresas. Não é uma viagem pré-paga para um destino conhecido, e sim uma excitante jornada, com curvas e encruzilhadas que nunca podem ser antecipadas.

Esposa de Micheletto está em coma desde 2008 em função de acidente

A esposa do deputado federal Moacir Micheletto, morto nesta segunda-feira (30), em acidente automobilístico próximo a Assis Chateaubriand, também foi vítima de uma tragédia das estradas brasileiras, ainda em dezembro de 2008. Em função disso, ela está em coma desde então.

Diolinda Salete Micheletto, foi vítima de um gravíssimo acidente registrado na tarde de 16 de dezembro de 2008, na BR-376, no município de Tijucas do Sul, divisa do Paraná com Santa Catarina. Ele trafegava sozinha com um veículo Fiat Stilo, que, depois de aquaplanar na pista em função do tempo chuvoso, passou sobre o carteiro que divide a rodovia e colidiu frontalmente contra uma carreta.

Diolinda resultou com ferimentos graves e foi encaminhada para um dos hospitais de Joinville/SC. Desde então ela está em estado de coma.
http://www.redesuldenoticias.com.br/

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Assis Chauteubriand:Deputado Federal Moacir Micheletto morre em acidente na PR 239

O deputado federal Moacir Micheletto (PMDB-PR) morreu em um acidente ocorrido por volta das 16h30 desta segunda-feira (30), na PR-239, próximo à Comunidade Santa Rita, que pertence a Assis Chateaubriand (Oeste do Estado).

De acordo com informações preliminares colhidas pela Rádio Jornal AM, de Assis Chateubriand, Micheletto seguia no sentido Toledo a Assis Chateubriand. Ele estava sozinho em seu carro, um Toyota Corolla, e, em uma curva, colidiu com uma caminhonete Toyota Hilux. Uma das pessoas que estava na caminhonete teria sido encaminhada em estado grave para um hospital na região. 

Preso às ferragens, o deputado federal teria morrido ainda no local do acidente. Até às 17h30 desta segunda-feira a Polícia Rodoviária Estadual de Assis Chateaubriand atendia a ocorrência no local do acidente.

Às 17h, a reportagem entrou em contato com a assessora de imprensa do deputado, Átaga Paiva, que, visivelmente emocionada pelo telefone, afirmou que ainda não tinha conseguido informações no escritório de Michelleto, em Curitiba.

Balbinotti assume

Odílio Balbinotti (PMDB) é o primeiro suplente da sigla e, após o recesso da Câmara dos Deputados, após o Carnaval, assume a vaga de deputado federal deixada por Micheletto.
Segundo assessoria de imprensa de Balbinotti, ele está sabendo da morte de Micheletto e lamenta pela perda de "um amigo da bancada ruralista do Paraná". Uma nota de Balbinotti poderá ser divulgada dentro de instantes pela assessoria.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Ótimo fim de semana.

Se Não Houver Amanhã

Sabe, eu que costumava deixar muitas coisas para amanhã, resolvi lhe dizer, hoje, o quanto você é importante para mim, porque quando acordei pela manhã, uma pergunta ressoava na acústica de minha alma: “e se não houver amanhã?”

Então hoje eu quero me deter um pouco mais ao seu lado, ouvir suas idéias com mais atenção, observar seus gestos mais singelos, decorar o tom da sua voz, seu jeito de andar, de correr, de abraçar.

Porque... se não houver amanhã... eu quero saber qual é sua comida preferida, a música que você mais gosta, a sua cor predileta...

Hoje eu vou observar seu olhar, descobrir seus desejos, seus anseios, seus sonhos mais secretos e tentar realizá-los.

Porque, se não houver amanhã... Eu quero ter gravado em minha retina o seu sorriso, seu jeito de ser, suas manias...

Hoje eu quero fazer uma prece ao seu lado, descobrir com você essa magia que lhe traz tanta serenidade, quero subir aos céus com você, pelos fios invisíveis da oração.

Hoje eu vou me sentar com você na relva macia, ouvir a melodia dos pássaros e sentir a brisa acariciando meu rosto, colado ao seu, em silêncio... E sem pressa.

Hoje eu vou lhe pedir por favor, agradecer, me desculpar, pedir perdão, se for necessário.

Sabe, eu sempre deixei todas essas coisas para amanhã, mas o amanhã é apenas uma promessa... o hoje é presente.

Assim, se não houver amanhã eu quero descobrir hoje qual é a flor que você mais gosta e lhe ofertar um belo ramalhete.

Quero conhecer seus receios, lhe aconchegar em meus braços e lhe transmitir confiança...

Hoje, quando você for se afastar de mim, vou segurar suas mãos e pedir para que fique um pouco mais ao meu lado.

Sabe, eu sempre costumo deixar as palavras gentis para dizer amanhã, carinhos para fazer amanhã, muita atenção para prestar amanhã, mas o amanhã talvez não nos encontre juntos.

Eu sei que muitas pessoas sofrem quando um ser amado embarca no trem da vida e parte sem que tenham chance de dizer o que sentem, e sei também que isso é motivo de muito remorso e sofrimento.

Por isso eu não quero deixar nada para amanhã, pois se o amanhã chegar e não nos encontrar juntos, você saberá tudo o que sinto por você e saberei também o que você sente por mim.

Nada ficará pendente...

Quero registrar na minha alma cada gesto seu.

Quero gravar em meu ser, para sempre, o seu sorriso, pois se a vida nos levar por caminhos diferentes eu terei você comigo, mesmo estando temporariamente separados.

Sabe, eu não sei se o amanhã chegará para nós, mas sei que hoje, hoje eu posso dizer a você o quanto você é importante para mim.

Seja você meu filho, minha filha, meu esposo ou esposa, um amigo talvez, você vai saber hoje, o quanto é importante para mim... Porque, se não houver amanhã...

..................................

Amanhã o sol será o mesmo mensageiro da luz, mas as circunstâncias, pessoas e coisas, poderão estar diferentes.

Hoje significa o seu momento de agir, semear, investir suas possibilidades afetivas em favor daqueles que convivem com você.

Hoje é o melhor período de tempo na direção do tempo sem fim...

Unioeste abre inscrições para seleção de professores

Unioeste abre inscrições para seleção de professores

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) abre, na quarta-feira (1.º), as inscrições para seleção de professores. Os interessados têm até dia 17 de fevereiro para se inscrever no processo seletivo simplificado, somente pelo site www.unioeste.br/concursos.

As provas serão aplicadas em 7 de março, às 9 horas, no campus para o qual a vaga é ofertada. As provas se constituem de: didática com arguição; prática com arguição, se for o caso, e avaliação de currículo. O currículo deve estar de acordo com o modelo da Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com os documentos comprobatórios devidamente organizados, conforme disposto no edital.

Podem participar da seleção brasileiros, natos ou naturalizados, e estrangeiros, com permanência regularizada no Brasil. A documentação deve ser entregue nos setores de Recursos Humanos da Unioeste ou na Coordenadoria Geral de Concursos e Processos Seletivos (COGEPS), conforme prevê o edital. A não apresentação de qualquer documento arrolados implica no indeferimento irrecorrível da inscrição.

Vagas

No campus de Cascavel há vagas para as disciplinas de Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia; Métodos Quantitativos Aplicados a Economia; Estatística; Estruturas; Ciência Exatas Aplicadas; Prática de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura; Química Gera e Analítica, Farmacognosia e Fitoquímica; Internato e Residência Médica em Pediatria; Internato Médico em Pronto-Socorro; Estática e Dinâmica; Física “A”; Projeto e Química. No campus de Francisco Beltrão, as vagas são para Matemática e Estatística; no de Marechal Cândido Rondon, para História Geral; e no de Toledo, para Física.

Mais informações podem ser obtidas junto aos seguintes locais: Campus de Cascavel/Fone: (45)3220-3189 e 3220-3212; Campus de Foz do Iguaçu/Fone: (45)3576-8105 e 3576-8163; Campus de Francisco Beltrão/Fone: (46)3520-4811; Campus de M. C. Rondon/Fone: (45)3284-7915 e 3284-7905; Campus de Toledo / Fone: (45)3379-7105; Reitoria/Fone: (45)3220-3023 e 3220-5636; Fax: (45)3220-3045 ou 3220-3001 ou na internet: www.unioeste.br/concursos e e-mail: vestibular@unioeste.br.
http://www.redesuldenoticias.com.br/

Lotérica é assaltada em Virmond

Três homens armados assaltaram neste sábado (28/01) uma casa Lotérica em Virmond/PR. De acordo com a PM/Policia Militar, eles levaram uma certa quantia em dinheiro e fugiram em um veículo VW/Gol escuro.

Ainda não se sabe o paradeiro dos assaltantes.
http://noticiaspoliciais.com.br/

Laranjeiras do Sul:Colisão entre moto e uno na esquina da rodoviária

Um acidente envolvendo na esquina da Rodoviária de Laranjeiras do Sul envolvendo uma Motocicleta YBR 125 cor branca placa Aku 8814 e um veiculo Uno placas AAO 6686 ambos de Laranjeiras Do Sul.
Além danos materiais no Uno e na moto, resultou também em ferimentos leves no condutor da moto, Policias Militares esteviveram no local confeccionando boletim da ocorrencia.

O Uno está em nome de Ines de Paula e moto em nome de Adilson Hurk.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Quatro morrem e 2 ficam gravemente feridos em acidente na BR-277, no PR

Quatro pessoas morreram e duas ficaram gravemente feridas em um acidente entre dois carros no km 638 da BR-277, em Céu Azul, no oeste do Paraná. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um carro modelo Santana bateu de frente com um Toyota Corona por volta das 4h15 desta sexta-feira (27).

O Santana, com placas de Pato Branco (PR) estava carregado com cigarros contrabandeados. O motorista morreu no local e ainda não foi identificado.

Os três passageiros do banco traseiro do Corona, com placas paraguaias, também não resistiram aos ferimentos. As vítimas fatais são duas jovens, uma de 19 e outra de 18 anos, e um menino de 11. O motorista do carro, de 19 anos, e a passageira do banco da frente, de 20 anos, foram encaminhados em estado grave para o Hospital Universitário de Cascavel.

A PRF informou que o tráfego foi desviado pelo acostamento e não há congestinamento no local do acidente.
http://g1.globo.com/parana/

Para descontrair...

Os piores classificados.


CARROS
Vendo - Chevetão zero bala, 74 jóia, boneca, tetéia. Todo amarelo, com alguns pontinhos cinza (alguns são marcas de bala, mas a maioria é durepox). Só não sobe ladeiras, mas desce que é uma beleza.
Tratar com Zé Mecânico.
Tel: 5634-3232
---------------------------------

BMW 0KM
Apenas 5 mil reais. Direto deL Paraguay. Documentación completa, pero aconsejo trocar la placa. No és preciso nueta fiscal, la garantia soi yo.
Tel: 6346-3443
---------------------------------

ACOMPANHANTES
Lucrécia - Sou uma mulher séria, carente, carinhosa e quero me casar. Procuro homem solteiro, rico, com mais de 65 anos e com sérios problemas de saúde.
Tel:2343-4556
Bip:1234
---------------------------------

ZUCA
Negão sarado, 2,15m. Tenho algo maior que a barriga e não é o beiço. Venha e descubra porque meu apelido é bomba de gasolina.
---------------------------------

CURRICULUNS
Dgito curriculus na ora, mais rapido que todos zotros digitadors,pelospresso mais barato.
Tel: 2234-56788.
---------------------------------

DETETIVE
Profissional de ótimo gabarito. Sigilo absoluto, qualquer tarefa. Não me procure, eu o encontrarei.
---------------------------------

IMÓVEIS
2 dormitórios - Venha morar num lugar onde todas as mulheres dão em cima de você. Aluga-se o porão do Motel Ping-Pong. Tratar com João Cafetão.
Tel:987-6543.
---------------------------------

APARTAMENTO
Vendo apartamento grande, com varandão, salão, quartão, banheirão e cozinhão.
Tratar com Nelson Ned.
Tel: 5432- 1098
---------------------------------

CELA
Alugo cela de penitenciária com pouquíssimo uso.
Tratar com juiz Nicolau dos Santos Neto.
Tel: (171)-2254-9798 - Ramal 171
---------------------------------

NAMORADA
Precisa-se de namorada com automóvel. As interessadas devem mandar fotografias... do automóvel.
---------------------------------

CÃO
Procuro cão e sogra perdidos. Recompensa... só pelo cão.
---------------------------------

MÁQUINA
Vndo máquina d scrvr faltando uma tcla.
---------------------------------

CAMISINHA
Troco caixas de preservativos vagabundos por roupas de bebê.
---------------------------------

ÓTIMO NEGÓCIO
Troco sogra por víbora. Pago a diferença.
---------------------------------

LÍNGUA
Troco pastor alemão por um que fale português.
---------------------------------

PRÓTESES
Troco lindo Pitbull muito bravo por mão ortopédica e perna mecânica.

http://www.universodohumor.com.br/textosospioresclassificados.html

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Reunião Semana Pedagógica 2012

O NRE convoca Diretores, Pedagogos (1 por estabelecimento) e Responsável pela SICAPE para participar da reunião de repasse de informações sobre os trabalhos da Semana Pedagógica 2012, conforme segue cronograma:

30/01/2012

Manhã 8:30 hrs. Local: Colégio Estadual Rui Barbosa

Diamante

Espigão Alto do Iguaçu

Nova Laranjeiras

Quedas do Iguaçu

Tarde 13:30hrs.- Local: Escola Estadual Érico Veríssimo

Cantagalo

Laranjeiras do Sul

Marquinho

Porto Barreiro

Rio Bonito do Iguaçu

Virmond

Cantor da dupla Edson e Hudson tem prisão decretada por não pagar pensão


O juiz Diogo Volpe Soares, da 1ª Vara Cível de Limeira, a 131 km de São Paulo, decretou a prisão do cantor sertanejo Udson Gadorini Silva, da dupla Edson e Hudson, por falta de pagamento de pensão alimentícia para a filha Letícia Higa da Silva, de 18 anos. O cantor, que faz a segunda voz da dupla, chegou a ficar sob o risco de ser preso, já que o mandado de prisão foi expedido no final da tarde de terça-feira, mas acabou fazendo um acordo nesta quarta. Ele e o irmão Edson têm casa e estúdio em Limeira, mas não estavam na cidade quando o mandado de prisão foi expedido. A tarde de quarta, o advogado de Letícia, Flamínio de Campos Barreto, informou ter havido um acordo entre as partes. Ele protocolou no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) um pedido de revogação do mandado de prisão. Hudson teria deixado de pagar a pensão desde setembro de 2010. O valor devido é superior a R$ 90 mil. A falta de pagamento de pensão alimentícia é punida com prisão sem direito a fiança, segundo as leis brasileiras. A assessoria do cantor informou que houve apenas um mal entendido. A dupla, uma das mais conhecidas do mundo sertanejo, está em turnê pelo Paraná. Na quinta-feira está prevista uma apresentação em Foz do Iguaçu e, na sexta, na cidade de Cascavel, ambas no oeste do Paraná.

Psicanalista em Laranjeiras do sul.

DR. João Abreu - Psicanalista clínico

Tratamentos - neuroses relacionados c/ estresse, angustias, transtornos fóbicos, depressivos, ansiosos, obsessivos, compulsivos e somato formes.

Dr João Abreu atende a rua 7 de setembro, 2160- Sindicato Rural, atendimentos todas as quintas feiras a partir das 13:00 hrs.


consultas com hora marcada.

fones 3635-1645 , 3635-1860
UMA EXCELENTE OPORTUNIDADE PARA NOSSA CIDADE, POIS UM PROFISSIONAL NESTA ÁREA GERALMENTE SOMENTE SE ENCONTRA EM GRANDES CENTROS.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Cantumel recebe R$ 120 mil para compra de equipamentos

A Associação de Apicultores da Cantuquiriguaçu (Cantumel) composta por 50 famílias da região teve aprovado um projeto apresentado há dois anos para o deputado federal Cesar Silvestre (PPS), antes de se licenciar do cargo para assumir a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Paraná (Sedu). O valor do projeto de R$ 120 mil já está disponível para ser usado pela entidade na compra de equipamentos para a produção de mel, como máquina de empacotamento de saches, envasadora, aquecedor, balança eletrônica, entre outros. Atualmente a Cantumel conta com 12 associados que atuam plenamente nas atividades da entidade.
xagu.com.br

Anvisa quer proibir agrotóxicos que fazem mal à saúde

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer proibir o uso de dois agrotóxicos no país. A Agência abriu na segunda-feira (23), consulta pública propondo banir o parationa metílica e o forato do mercado brasileiro.

Segundo a Anvisa, estudos científicos mostram que as substâncias fazem mal à saúde. O parationa causa problemas no sistema endócrino, transtornos psiquiátricos e afeta o desenvolvimento do embrião e do feto na gravidez. O inseticida é usado no controle de pragas nas plantações de algodão, alho, arroz, batata, cebola, feijão, milho, soja e trigo.

O forato aumenta o risco de diabetes na gestação e atinge o sistema respiratório, podendo levar à morte com a exposição a baixas doses. É autorizado para o combate de parasitas e insetos nas lavouras de algodão, amendoim, café, feijão, milho, tomate e trigo.

Os dois produtos já são proibidos na Comunidade Europeia e utilizados com restrições nos Estados Unidos.

As consultas ficam abertas por dois meses, período em que a população pode opinar sobre o banimento dos agrotóxicos.

RELFETINDO...

Seja um idiota

A idiotice é vital para a felicidade. Gente chata essa que quer ser séria, profunda e visceral sempre.
Putz!
A vida já é um caos, por que fazermos dela, ainda por cima, um tratado?
Deixe a seriedade para as horas em que ela é inevitável: mortes, separações, dores e afins. No dia-a-dia, pelo amor de Deus, seja idiota! Ria dos próprios defeitos e de quem acha defeitos em você. Ignore o que o boçal do seu chefe disse.
Pense assim: quem tem que carregar aquela cara feia, todos os dias, inseparavelmente, é ele.
Pobre dele.

Milhares de casamentos acabaram-se não pela falta de amor, dinheiro, sexo, sincronia, mas pela ausência de idiotice.
Trate seu amor como seu melhor amigo, e pronto. Quem disse que é bom dividirmos a vida com alguém que tem conselho pra tudo, soluções sensatas, mas não consegue rir quando tropeça? Hahahahahahahaha!…
Alguém que sabe resolver uma crise familiar, mas não tem a menor idéia de como preencher as horas livres de um fim de semana? Quanto tempo faz que você não vai ao cinema?
É bem comum gente que fica perdida quando se acabam os problemas. E daí, o que elas farão se já não têm por que se desesperar?
Desaprenderam a brincar. Eu não quero alguém assim comigo. Você quer? Espero que não. Tudo que é mais difícil é mais gostoso, mas… a realidade já é dura; piora se for densa. Dura, densa, e bem ruim.
Brincar é legal.
Entendeu?
Esqueça o que te falaram sobre ser adulto, tudo aquilo de não brincar com a comida, não falar besteira, não ser imaturo, não chorar, não andar descalço, não tomar chuva. Pule corda! Adultos podem (e devem) contar piadas, passear no parque, rir alto e lamber a tampa do iogurte. Ser adulto não é perder os prazeres da vida – e esse é o único “não” realmente aceitável.
Teste a teoria. Uma semana apenas para começar.
Veja e sinta as coisas como se elas fossem o que realmente são: passageiras. Acorde de manhã e decida entre duas coisas: ficar de mau humor e transmitir isso adiante ou sorrir…
Bom mesmo é ter problema na cabeça, sorriso na boca e paz no coração! Aliás, entregue os problemas nas mãos de Deus e que tal um cafezinho gostoso agora? Rs!”
“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios…
Por isso cante, chore, dance e viva intensamente antes que a cortina se feche”.
Arnaldo Jabor

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

PM vai realizar operações freqüentes na região da 2ª Cia, garante Golemba

Créditos da Foto: Miguel Filho/Noticias Policiais

Em entrevista ao programa NP/Noticias Policiais da Rádio Educadora de Laranjeiras do Sul/PR o comandante da 2ª Cia Capitão Gilmar Golemba falou das operações quer foram realizadas na região com objetivo de manter a ordem e o sossego.

A iniciativa de realizar as operações surgiu depois que muitas pessoas ligaram para o COPOM/Central de Operações da Policia Militar em Laranjeiras do Sul e municípios vizinhos pedindo a presença policial para conter o barulho causado por som alto e bebedeira, fato esse muito comum nos fins de semana.

Depois de um estudo estratégico o comandante se reuniu com o delegado chefe da 2ª SDP Dr. Adriano Chohfi e uniram forças para atender o apelo da comunidade. A primeira ação foi a “Paz no trânsito” veículos e sons foram apreendidos e várias pessoas foram encaminhadas a delegacia.

A outra ação policial aconteceu em uma "festa rave" quando pessoas de várias idades, inclusive menores ingeriam bebidas alcoólicas em uma propriedade particular na comunidade do Rio do Leão e outra na região do alagado em Rio Bonito do Iguaçu/PR.
O resultado foi imediato e o trabalho agradou boa parte da população que sugeriu esse trabalho.

Capitão Golemba afirmou no programa que vai continuar com seu efetivo realizando operações e blitz para combater esse feito que tira a paz e a tranqüilidade da população.

Municípios são obrigados a informar empenhos ao TCE-PR semanalmente

Prazo para encaminhar dados é o primeiro dia útil subsequente à semana anterior.
Sem exceção, todos os municípios deverão informar ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), a partir deste ano, a relação completa dos empenhos realizados durante a semana. Ontem, segunda-feira (23), venceu o prazo para que as entidades municipais (prefeituras, câmaras de vereadores, autarquias e empresas municipais) informassem os empenhos do início do ano (2 de janeiro) até a sexta-feira da semana passada. O prazo para encaminhar estes dados, a partir de agora, é o primeiro dia útil subsequente à semana anterior.

A obrigatoriedade de informar estes dados decorre do dever de todos os administradores municipais prestarem contas de seus dados contábeis por meio do Sistema de Informações Municipais – Acompanhamento Mensal. O SIM-AM é mantido pelo TCE e alimentado a cada dois meses pelas próprias entidades municipais. É um sistema informatizado, projetado pelo e para o Tribunal, que assim recebe informações relativas à execução orçamentária de todos os 399 municípios paranaenses. Na versão do programa atualizado para este ano e cujo módulo pode ser baixado do site www.tce.pr.gov.br, é obrigatório informar todos os empenhos emitidos.

O empenho é uma providência administrativa que deve ser adotada pelo gestor público antes de realizar uma despesa. O empenho é o nome dado à reserva de recursos, dentro do orçamento público, informando a geração de uma despesa certa e futura. Segundo definição da Secretaria do Tesouro Nacional, “o empenho é o primeiro estágio da despesa (pública) e pode ser conceituado como sendo o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado a obrigação de pagamento, pendente ou não, de implemento de condição”.

A medida, segundo o diretor de Contas Municipais do TCE, Mario Antonio Cecato, aumenta o controle e a fiscalização dos empenhos emitidos pelos municípios. Ela também garante a fidelidade das informações recebidas bimestralmente pelo SIM-AM. As instruções sobre a instalação do programa estão disponíveis no arquivo em anexo.
Processo Seletivo Simplificado
O Núcleo Regional de Educação informa aos professores que já participaram da distribuição de aulas pelo Processo Seletivo Simplificado, que é necessário apresentar o comprovante de distribuição nos estabelecimentos de ensino até o dia 26/01/2012, para preparação e organização do início do ano letivo de 2012.

SUPERAÇÃO.

Ex-morador de rua vira empresário e fatura R$ 100 mil ao mês
A primeira empresa de Marcelo Ostia,31, faliu. Vindo do interior de São Paulo para a capital, ele sobreviveu com R$ 4 por dia. Alugou vaga de estacionamento, mesmo sem ter carro, para fugir da violência das ruas. No inverno, tomou banho em um tanque de lavar roupas de uma indústria e, por isso, era vítima de gripes frequentes. Conseguiu se reerguer: hoje é empresário com loja própria e 340 microfranquias.
Confira abaixo o depoimento do empresário concedido à Folha:
*
Descobri que havia nascido para trabalhar com confecção aos sete anos, quando ganhei uma camiseta do Batman e fiquei curioso para saber como ela havia sido feita.
Aos 18 anos, confirmei a teoria ao abrir uma empresa de estamparia de roupas em Itu [a 101 km de São Paulo], cidade onde moro hoje. Ganhei muito dinheiro [com o negócio], mas como era "filho de papai", não soube aproveitar a oportunidade.

Eduardo Anizelli/Folhapress
Marcelo Ostia, dono do portal Camisetas da Hora
Marcelo Ostia, dono do portal Camisetas da Hora

O empreendimento chegou ao fim quando tomei calote de R$ 4.500 de um dos clientes e fiquei no vermelho. Para microempresas, qualquer perda é um grande prejuízo.
Falido e desempregado, fui para São Paulo com R$ 50 para vender peças personalizadas e reerguer minha vida financeira. Durante um mês, sobrevivi com R$ 4 por dia.
Para não dormir na rua, aluguei um estacionamento no Brás (centro de São Paulo). Não tinha carro, mas usava a vaga para descansar. Era uma forma de me proteger da violência nas ruas. Dormia sobre um cobertor velho e usava camisetas com defeito como travesseiro.
Durante o inverno, tomava banho no tanque de uma fábrica sem xampu nem sabonete. Sentia frio e pegava gripe com muita facilidade.
No começo da noite, vagava pelas ruas para evitar o barulho do entra e sai de carros no estacionamento.
TAPA NA CARA
A minha vida mudou quando tomei um "tapa na cara" do destino: recebi uma blusa usada de representantes da prefeitura em uma campanha que dá roupas a pessoas carentes. Eu, que vendia peças novas, aceitei uma antiga.
Era com essa camiseta que me cobria enquanto dormia no estacionamento. Três meses depois de chegar a São Paulo, a mãe de um colega me chamou para morar com ela e deixar as ruas.
Era uma muçulmana de quem até hoje só consegui ver os olhos [por causa da vestimenta]. Fico triste por saber que, se encontrá-la, não a reconhecerei para agradecer o que ela fez por mim e pela minha carreira.
Os planos na capital foram interrompidos quando soube que minha namorada, em Itu, estava grávida. Voltei ao interior disposto a ser empregado para criar o bebê.
Fiquei três meses distribuindo currículo e consegui emprego como auxiliar administrativo em uma fábrica. Mas a alegria não durou muito. Um salário mínimo não foi suficiente para sustentar a minha filha.
RECOMEÇO
Para complementar a renda, voltei a vender camisetas personalizadas em um portal de compras. Foi um recomeço em 2004.
Meu interesse de infância em empreender foi atiçado, apesar de ter falhado na primeira tentativa. Juntei R$ 300 e montei um site para mostrar e vender as peças. A ideia deu frutos e, depois de um ano, transformou-se no site Camisetas da Hora. Deixei de ser empregado.
Hoje vendo cerca de 8.000 camisetas por mês e tenho faturamento mensal de R$ 100 mil, loja própria em um shopping na cidade de Itu e 340 microfranquias distribuídas pelo Brasil.
A minha meta como empreendedor é chegar a mil microfranquias no país, exportar as peças e ser reconhecido como o maior empresário de camisetas do mundo.
Minha história fez toda a diferença para o sucesso como empreendedor.
As dificuldades me fizeram ser uma pessoa melhor e mais humilde, compreensiva e paciente. A camiseta usada que ganhei na campanha está hoje emoldurada e pendurada em uma das paredes da empresa.
http://classificados.folha.uol.com.br/

Família inteira morre em acidente na BR-116 em Papanduva.

Um casal e os dois filhos morreram, às 2h15 desta terça-feira (24), após o veículo em que estavam, uma Chevrolet S-10 branco, de Major Vieira (SC), atingir de frente um caminhão Volkswagen modelo 24250, de Cornélio Procópio (PR), carregado com frutas, no km 48 da BR-116, em Papanduva (SC), no norte catarinense, a 360 quilômetros de Florianópolis.
As vítimas foram identificadas como Valmir Frederico, 47 anos; Nara Raquel Nuck Frederico, 42; Luiz Miguel Frederico, 21; e Gabriela Frederico, 9 anos. O caminhoneiro, segundo a Polícia Rodoviária, ficou gravemente ferido e foi encaminhado para o hospital da região. No momento da colisão, não chovia naquele trecho da rodovia e ainda não se sabe qual foi a causa do acidente. Os corpos foram encaminhados para o IML de Mafra.
http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1216158&tit=Familia-inteira-morre-em-acidente-na-BR-116-em-Papanduva

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Chat "Semana Pedagógica"
De acordo com determinação da Coordenação de Apoio ao Uso de Tecnologias - Marcos Cesar Cantini, solicitamos que os Adm Locais das escolas participem do teste do chat que será utilizado na Semana Pedagógica acessando a sala, prioritariamente, nas máquinas do PRD, por meio do link:

www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=213

Data: 24/01 (terça-feira) Horário: 14 às 15 horas

Neste teste, serão lançadas algumas questões para instigar o debate e a troca de experiências/informações sobre as ações desenvolvidas pelos AdmLocais participantes do chat. Salientamos que todos os Adm locais devem participar do chat, pois, durante a Semana Pedagógica os mesmos estarão orientando os professores em suas referidas escola.

CÂNCER DE MAMA

O que os homens têm a ver com o câncer de mama ?
Um elegante homem de meia-idade entrou calmamente em um café e sentou-se.
Antes de fazer seu pedido, ele pôde perceber que um grupo de rapazes, sentados a uma mesa próxima, estavam rindo dele. Ele logo deduziu que o motivo era uma pequena faixa rosa na lapela de seu terno.
Muito incomodado com a situação, ele mostrou a faixa aos rapazes e perguntou:
- É isto?
Todos gargalharam. Um deles disse: - Desculpe-me cara, mas nós estávamos apenas comentando como esta pequena faixa fica bonita no seu terno azul.
O homem, então, tranqüilamente, convidou-o para sentar-se com ele. O rapaz, apesar de constrangido, concordou.
Educadamente, o homem lhe explicou que estava usando a faixa para alertar as pessoas sobre o câncer de seio.
E concluiu: - Eu uso isto em honra da minha mãe.
O diálogo prosseguiu:
- Oh, lamento amigo. Ela morreu de câncer nos seios...
- Não. Ela está viva e passa bem. Entretanto, seus seios alimentaram-me na infância, e confortaram-me quando estava assustado, ou sentia-me solitário.
Eu sou muito grato pelos seios de minha mãe e por sua saúde.
- Hummm, retrucou o rapaz - sei...
- E eu uso esta faixa em honra de minha esposa também.
- E ela também está ok?
- Oh, sim. Ela está ótima. Seus seios têm sido uma grande fonte de amor e prazer para nós dois; e com eles, elas nutriu e alimentou a nossa linda filha há 23 anos. Eu sou agradecido pelos seus seios e por sua saúde também.
- Humm. E eu suponho que você use isto em honra de sua filha também?
- Não. É muito tarde para honrar a minha filha, usando isto agora.
Minha filha morreu de câncer nos seios há um mês. Ela pensou que ela era muito jovem para ter esta doença; e quando, acidentalmente, notou um pequeno inchaço nos seios, ela ignorou-o. Ela pensou que estava tudo bem, uma vez que não sentia dores; e que não havia motivos para preocupar-se.
Chocado e envergonhado, o soberbo rapaz disse:
- Oh, cara, eu lamento muito.
- Então, em memória de minha filha, eu, orgulhosamente, também uso esta pequena faixa rosa. Através dela, tenho tido oportunidades de elucidar as pessoas. Agora, vá para casa e converse com sua esposa e suas filhas, sua mãe e seus amigos.
E o homem, então, deu ao rapaz uma faixa para que ele também a usasse.
O rapaz ergueu a cabeça, vagarosamente, e pediu: - Você me ajuda a colocá-la?
Se você é mulher, faça auto-exames regularmente e, anualmente, mamografias, se você é uma mulher acima dos 40 anos.
Seja você mulher ou homem, encoraje as mulheres que você ama a fazerem o mesmo.
Um último aviso:
homens também podem ter câncer de mama. Sim, isto é raro, mas possível.
Infelizmente a cura do câncer não é garantida.
Porque gastar dinheiro com guerras, guerrilhas inúteis, foguetes espaciais, ao invés de gastar com a cura do câncer, aids, a fome...
Este é o verdadeiro holocausto!



Enviada por
Elizabeth, Kentaro e Alessandra

Pai e filho morrem ao sofrer descarga elétrica em fiação

Um adolescente de 15 anos e seu pai, um homem de 50 anos, morreram após sofrer uma descarga elétrica na noite de sábado (21), na BR-369, próximo ao município de Ubiratã (96 km de Campo Mourão). De acordo com informações da Polícia Militar, os dois voltavam de uma pescaria no Rio Piquiri com outras duas pessoas quando o acidente aconteceu.

O adolescente teria pisado em alguns fios que estavam no chão e sofrido a descarga. Ao ver o filho caído no chão, o pai do adolescente, José Arnaldo dos Santos, tentou socorrê-lo. Porém, ao se aproximar dos fios, o homem ficou preso na fiação e também sofreu diversas descargas elétricas. Ambos morreram no local.

As outras duas pessoas que acompanhavam pai e filho tentaram socorrer as vítimas, mas também sofrerem descargas elétricas.
bonde

Acils administrará Pavilhão do Comércio durante a Expoagro

Associação Comercial fecha parceria para alugar estandes a empresas laranjeirenses durante a feira agropecuária
Preocupados pela baixa participação de empresas laranjeirenses no Pavilhão do Comércio, e receosos em assumir os altos custos de locação pagos nos anos anteriores, a principio os associados da Acils haviam optado por não trabalhar na organização do referido espaço durante a Expoagro deste ano. Uma reunião com a presidência da Sociedade Rural do Centro-Oeste (SRCO), realizada na manhã de segunda-feira (17), alterou esse panorama. De acordo com o presidente da Acils, Gizélio Linhares, a Associação Comercial alugará estandes no pavilhão, possivelmente com preços mais acessíveis que os dos anos anteriores, visto que o acordo com a SRCO foi satisfatório para ambas as partes. O mapa de localização dos estandes e os valores dos espaços serão definidos em breve.
Conforme Linhares, em momento algum a Associação Comercial cogitou ficar fora da feira. “O que houve, a princípio, foi uma decisão de não alugar o pavilhão, por conta do alto custo que pagávamos em anos anteriorres. Mesmo assim, assumimos compromisso de apoiar institucionalmente a Expoagro. Agora, devido às condições favoráveis propostas pelo presidente da SRCO, Neninho Marochi, poderemos manter a presença de expositores no barracão, esperando que a maioria deles seja composta por empresas laranjeirenses”, torce o dirigente da Acils.

Associado da Acils, sócio do ITC.


O enquadramento na modalidade de sócio contribuinte depende de pelo menos cinco interessados em cada empresa associada à Acils. O plano individual custa R$ 34,50 mensais e o plano familiar (que inclui cônjuge e dependentes do beneficiado) fica em R$ 69 reais. Os valores são descontados na folha de pagamento até o dia cinco de cada mês.
O presidente do cube, Nivaldo Evarini, comenta que a estrutura física do Iguaçu pode ser expandida para além dos 500 sócios atuais, fato que motivou o acordo com a Associação Comercial. “A isenção do valor do título é um  atrativo também para pessoas que residem por períodos curtos na cidade e, por uma razão ou outra, têm de se  mudar,” relata Evarini.
Adesões ao plano de sócio contribuinte devem ser feitas diretamente na secretaria do ITC, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18 horas, e aos sábados, das 8h30 às 12 horas. O telefone do clube é (42) 3635-1387.
Piscina térmica apropriada à prática de hidroginástica faz parte da estrutura do clube

domingo, 22 de janeiro de 2012

A farra das diárias.

O pagamento de diárias de viagem em diversas câmaras municipais do Paraná está se transformando num imenso ralo no qual escoa o dinheiro público. Duran­­te um mês, a reportagem da Gazeta do Povo se debruçou sobre informações oficiais dos gastos de todas as câmaras do estado. Descobriu que há preferência por viagens a cidades turísticas. Que existem municípios em que os parlamentares viajam todos os meses. Que o gasto com as diárias quase se equivale ao pagamento da folha salarial. E pior: encontrou indícios de que vereadores e funcionários de legislativos municipais podem estar usando as diárias como subterfúgio para aumentar os próprios vencimentos.
Técnicos do Tribunal de Contas do Paraná (TC), órgão responsável por fiscalizar as câmaras, suspeitam da fraude. Mas dizem que é difícil comprová-la com a estrutura de que dispõem. E sugerem que o caso deveria ser investigado pela polícia ou pelo Ministério Público (MP). As diárias, em tese, servem apenas para custear a hospedagem e a alimentação.
Matinhos
Vereador admite que fica com verba destinada a hospedagem
O vereador de Matinhos Durval Romualdo admite que embolsa o valor das diárias de viagem mesmo que não tenha pernoitado na cidade para a qual teve a viagem custeada pela Câmara Municipal. Em entrevista à Gazeta do Povo, ele afirmou que viaja a Curitiba com frequência para fazer cursos. E que não costuma usar a diária para pagar hospedagem, como seria de se esperar. “Às vezes eu vou lá [a Curitiba para] participar [do curso], aproveito para resolver problemas particulares e volto para cá [Matinhos].” A cidade litorânea está distante apenas 115 quilômetros da capital.
O Tribunal de Contas do Paraná (TC) recomenda que as diárias que não envolvam pernoite sejam liberadas no valor de apenas 25% do total. Mas o presidente da Câmara de Matinhos, Sandro Moacir Braga, tem outro entendimento: “ Nossa Lei Orgânica não exige o pernoite; o vereador gasta [o valor] onde quiser”.
O vereador Romualdo disse ainda que costuma receber as diárias de R$ 1,4 mil todos os meses, com exceção de janeiro. “Eu e meu grupo [de vereadores] preferimos ir para Curitiba. Há outros que vão para Santa Catarina”, disse. Ele, porém, teve dificuldades para lembrar dos locais onde esteve e de cursos realizados. Mas chegou a exibir um diploma de participação em um dos cursos, para comprovar o gasto da diária.
O sistema do TC registra 15 diárias recebidas por Romualdo desde o início do mandato até agosto de 2011, pelas quais ele recebeu R$ 21 mil.
Técnicos do TC suspeitam de desvio envolvendo ‘laranjas’
Servidores de câmaras sacariam a diária de viagem e repassariam parte dela a vereadores. Pelo menos um caso desse tipo está sendo investigado.
Leia a matéria completa.
Despesa milionária
Segundo dados que constam do Sistema de Informações Muni­cipais do Tribunal de Contas do Paraná (TC), somente nos primeiros oito meses de 2011, as despesas das 399 câmaras do estado com o pagamento de diárias chegaram a R$ 12,5 milhões.
Chama a atenção um grupo de 24 legislativos municipais – na maior parte de cidades de pequeno e médio porte (veja infográfico) – que gastaram juntos R$ 3,5 milhões com despesas de viagem de vereadores e servidores. O montante dá uma média de R$ 145 mil por câmara. Apenas para comparar: no mesmo período, o Legis­­lativo de Curitiba, que tem o maior número de vereadores no estado (38), gastou R$ 52 mil para custear viagens oficiais.
Isso não significa que haja irregularidades. Apenas que as despesas com viagens são elevadas. Mas nas quatro câmaras campeãs de gastos – as de Quatro Barras, Guaratuba, São Miguel do Iguaçu e Matinhos – o pagamento de diárias obedece a uma regularidade suspeita: quase sempre os depósitos têm o mesmo valor, ainda que sejam pagas para um ou mais dias de viagens. Técnicos do TC, que pediram para não ter os nomes revelados, confirmam que isso é indício de incorporação dos valores das diárias nos salários dos verea­­dores e servidores.
Além disso, as viagens dos ve­­readores das quatro cidades também obedece normalmente a um roteiro comum: Curitiba (a capital do estado, onde podem simplesmente estar em busca de recursos) e cidades turísticas de Santa Ca­­tarina, onde costumam se matricular em cursos ou em eventos.
Viagens rotineiras
O caso de Matinhos, no Litoral do estado, é emblemático. De janeiro a agosto do ano passado, a Câmara gastou R$ 203 mil em diárias. O valor é muito elevado. No mesmo período, a prefeitura da cidade teve um gasto de R$ 135 mil, segundo o TC. E a estrutura do Executivo é muito maior.
Num período mais extenso, entre janeiro de 2009 e agosto de 2011, vereadores e funcionários da Câmara de Matinhos receberam pagamentos por 352 viagens, num total de R$ 492 mil. Apenas uma vez foi pago só uma diária no valor de R$ 350. As outras 351 viagens tiveram sempre o mesmo valor de ressarcimento – R$ 1,4 mil, referente a quatro dias – não importando o destino ou o curso que seria realizado.
Na prestação de contas enviada ao TC, todos os meses funcionários e vereadores informam ter recebido o adicional de R$ 1,4 mil em seus vencimentos. A prática se tornou tão rotineira que os valores passaram a ser lançados no Sistema de Informações Mu­­ni­­cipais do TC como parte integrante do salário dos vereadores.
No campo destinado à remuneração recebida pelo cargo, os administradores da Câmara de Mati­­nhos declaram o valor de R$ 5,1 mil como salário. A informação está errada. O salário dos vereadores é de R$ 3,7 mil. A ma­­temática para se chegar ao valor de R$ 5,1 mil é explicada com a incorporação mensal das diárias de R$ 1,4 mil.
Os vereadores de Guaratuba, também no Litoral, igualmente viajam todos os meses e são ressarcidos por isso. Em setembro do ano passado, eles inclusive tiveram de fazer um remanejamento de verbas do orçamento destinadas ao Legislativo para poder custear as diárias. De janeiro a outubro de 2011, os gastos com viagens em Guaratuba foram de R$ 261 mil. O valor representa 70,11% dos salários pagos aos vereadores no mesmo período.
Em Quatro Barras, na Grande Curitiba, as viagens também são mensais. Os valores das diárias variam de R$ 2,4 mil a R$ 3,2 mil por mês a cada vereador. De janeiro a outubro do ano passado, o pagamento de diárias em Quatro Barras consumiu R$ 267,7 mil – o equivalente a 80% do montante dos salários pagos aos parlamentares. Os nove membros do Legisla­­tivo recebem por mês R$ 3.715.
A situação é parecida em São Miguel do Iguaçu, no Oeste paranaense. Os vereadores da cidade costumam receber mensalmente diárias. Juntos, eles gastaram R$ 225 mil em viagens de janeiro a agosto de 2011. Nesse período, o pagamento de diárias representou 84,4% do total que é gasto com o salário dos parlamentares. Os nove vereadores de São Miguel recebem R$ 3,7 mil de salário.
Colaborou Fernando Martins.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Corpo de empresário é encontrado em Saudade do Iguaçu


Após 24 horas do incidente, foi localizado, no Rio Iguaçu, em Saudade do Iguaçu, nesta quinta-feira (19/01), às 17h15, o corpo do empresário patobranquense Altair Daggios, 67 anos.

O mesmo afundou no rio dentro de seu veículo, uma Camioneta Land Rover, após sofrer um mal súbito na quarta-feira (18/01), por volta das 17h45.

O empresário estava no lago em companhia de duas mulheres e uma criança, quando apresentou um problema de saúde e perdeu o controle da direção do veículo, que entrou no rio e naufragou.

Ainda na quarta-feira (18), uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local, mas não conseguiu realizar mergulhos devido à forte correnteza por se tratar de uma área próxima da Hidrelétrica Salto Santiago.

A busca foi suspensa e retomada na manhã desta quinta-feira (19) por duas equipes de Bombeiros, com auxílio de voluntários e familiares da vítima.

Mesmo assim enfrentaram dificuldades, devido à correnteza e outros fatores apresentados como, profundidade, pedras e falta de visibilidade. As condições melhoraram a partir das 16 horas, quando as turbinas da usina foram desligadas.

Com isso, a correnteza cessou e os mergulhos foram possíveis resultando na localização do corpo e do veículo, que estavam a uma profundidade aproximada de dez metros.

O corpo, que estava no interior do veículo, foi retirado no início da noite e encaminhado ao IML de Pato Branco. Quanto ao veículo, esse permaneceu submerso.

De acordo com o Aspirante Oliveira, do 2º SGBI de Pato Branco, a remoção fica a critério da família. “Nosso trabalho encerra com o achado do corpo e sua retirada da água, as demais questões cabem somente a família”, relatou.

A pedido da família não foram feitas imagens do momento em que o corpo foi retirado da água.
http://noticiaspoliciais.com.br/

Cascavel: Laranjeirense preso é morto durante partida de futebol na penitenciária

Um detento da Penitenciária Estadual de Cascavel, no oeste do Paraná, morreu após ser agredido com socos e chutes por outros quatro colegas de prisão na tarde desta quinta-feira (19). Segundo o diretor da Penitenciária, Gilberto Rossin, o motivo da briga foi uma partida de futebol entre os presos durante o banho de sol.

Em entrevista, o diretor afirmou que aparentemente não havia nenhuma rixa entre os envolvidos no caso. “Ele estava no banho de sol, onde ficam 36 presos, e cinco desses começaram discussão, até mesmo pelo futebol que eles disputavam ali no pátio”, contou Rossin. A Penitenciária possui 880 detentos, mas apenas 36 saem por vez para tomar sol na galeria.

Quando os agentes perceberam o que estava acontecendo, o rapaz, que estava preso por homicídio desde maio de 2010, já estava morto. Questionado sobre o tempo de intervenção, o diretor afirmou que nada poderia ter sido feito. “Eles ficam no pátio, cercados por paredes altas, um paredão de 12 metros de altura”, justificou.

Rossin informou que os quatro rapazes assumiram a autoria do crime, e foram encaminhados para a delegacia para que sejam ouvidos e autuados em flagrante.

Laranjeiras do Sul

O preso assassinado é um laranjeirense e estava cumprindo pena por homicídio desde maio de 2010 na penitenciária de Cascavel

Turismo rural.

Integrantes do projeto de incentivo ao Turismo laranjeirense desenvolvido pela Acils poderão participar, nos dias 30 e 31 de janeiro e 1° de fevereiro de 2012, de uma capacitação realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Patronal Rural. Primeira atividade do projeto da Acils agendada para 2012, o treinamento intitulado "Turismo Rural e Oportunidades de Negócio" tem objetivo de apresentar aos participantes a possibilidade de explorar atividades turísticas nas propriedades rurais existentes na região. A capacitação acontece no auditório da Acils, sempre das 8 às 18 horas. A participação no evento é gratuita e deve ser confirmada pelo telefone (42) 3635-5903.

SALUTAR A IDÉIA, UM RECADO AOS PRÉ CANDIDATOS, ESSE TREINAMENTO PODE SER UMA SAÍDA PARA TIRAR OS PEQUENOS MUNICÍPIOS DA OCIOSIDADE. TEMOS VISTO MUITOS MUNICÍPIOS PEQUENOS QUE INVESTIRAM NESSA ÁREA E HOJE SÃO DESTAQUE NA ÁREA DE TURISMO. NOSSA REGIÃO É RICA EM BELEZAS NATURAIS O QUE FALTA É OPORTUNIZAR AS PESSOAS A CONHECEREM NOSSAS MARAVILHAS.
 
Que linda imagem da Toca do Leão- Laranjeiras do SulTOCA DO LEÃO.
 
 
 
 
Notícias
 
Você está em: Cidades com Nomes Originßrios de Frutas
Laranjeiras do Sul - PR



ORIGEM DO NOME

O nome Laranjeiras origina-se da palavra "nerinhê" (escreve-se nerjê) que no idioma Kaingang quer dizer "laranja", pois na região existiam milhares de laranjeiras silvestres.

BREVE HISTÓRIA
A história registra que em novembro de 1924 o General Rondon, comandante das tropas que davam combate no Paraná aos rebeldes da Revolução Paulista, transferiu seu QG de Ponta Grossa para a Colônia Mallet para dali deflagrar a etapa final da campanha contra os rebeldes que haviam ocupado o Oeste do Estado. Mas, a antiga Colônia Mallet, que hoje é o Município de Laranjeiras do Sul, entrou para a história por uma outra razão: Sob a denominação de Iguaçu, foi de 1944 a 1946 a Capital do Território Federal do Iguaçu. Uma pequena vila na época, sem dúvida, mas onde para orgulho de seus habitantes morava um Governador, e os poucos funcionários que constituíam a burocracia estatal iguaçuense.
A crônica da região que viria dar forma ao município de Laranjeiras do Sul remonta ao século passado. Já em 1888, ao ser criada a Colônia Militar de Foz do Iguaçu, encontravam-se instalados na região alguns colonos descendentes de europeus e paraguaios. Em 1898, com base na Lei Estadual n.º 185, de 25 de abril daquele ano, o povoado passava a sediar um distrito policial, subordinado a sede municipal que era Guarapuava. Começava a consolidar-se ali, em plena mata, um marco avançado da civilização na faixa de fronteira. Mais tarde o distrito foi transformado em Colônia Militar, instalada pelo 1º Batalhão de Engenharia durante a gestão do Marechal Mallet no Ministério da Guerra. A Colônia foi por isso batizada com o nome deste chefe militar. Os desdobramentos da Revolução Paulista em território paranaense transformaram a Colônia Mallet em centro de operação legalista. Foi lá que o General Rondon manteve durante algum tempo o seu QG na campanha contra os rebeldes; foi lá também que mandou construir um campo de pouso, de onde decolaram dois monomotores para bombardearem os revolucionários entrincheirados em Guaraniaçu e Catanduvas com panfletos concitando-os à rendição.
Com a criação do Território Federal do Iguaçu, em 13 de setembro de 1943, Laranjeiras do Sul passou a integrar a nova unidade Federativa. Através do Decreto-Lei n.º 5.839, de 21 de setembro daquele ano, o vilarejo foi desmembrado do território paranaense e um ano mais tarde, através do Decreto 6.887, datado de 21 de setembro de 1944, a povoação viu-se alçada a condição de Capital do Território Federal do Iguaçu, sob a denominação de IGUAÇU.
No centro da vila foram construídas as residências do Governador, do secretário, dos funcionários, almoxarifado, agência telegráfica e outras repartições. Destas edificações, restam apenas a antiga casa do secretário do Território, que ainda conserva o seu estilo original e o Palácio do Governo. O Território teve dois Governadores: o coronel João Garcez do Nascimento e o major Frederico Trotta. Com a extinção do Território em setembro de 1946 a povoação perdeu evidentemente o seu "status"de Capital. Reintegrada ao Paraná, através do Decreto Estadual n.º 533, de 21 de novembro daquele ano, Iguaçu manteve no entanto a sua autonomia, sendo reinstalado como Município a 30 de novembro do mesmo ano sob o nome de Iguaçu. No ano seguinte, mudou-se o nome para Laranjeiras do Sul.

DATA DE EMANCIPAÇÃO:
21/11/1946 - Decreto Lei Estadual nº 533, de 21/11/1946

DATA DE INSTALAÇÃO:
30/11/1946 - Aniversário do Município

DATAS COMEMORATIVAS:
26/07 (Padroeira Nossa Senhora Sant`Ana)
30/11 (Aniversário do Município)

FESTAS POPULARES:
26/07 (Festa da Padroeira); 06/08 (Festa na Gruta de Bom Jesus em Campo Mendes); 12/10 (Festa no Santuário de Nossa Senhora Aparecida); FENALAR - Festa das Nações de Laranjeiras do Sul (última semana de agosto); Festa do Porco e Derivados (anualmente no mês de agosto sem data fixa).

ATRAÇÕES TURÍSTICAS:
Igreja Matriz Sant'Ana e Santuário de Aparecida, com obras de arte, pinturas e esculturas; Praça Governador Garcez (marco histórico do Território Federal do Iguaçu); Calçadão do Cinqüentenário, Toca do Leão (pesqueiro, piscinas e área de lazer) e Hotel Fazenda Lind'água, com hotel, pesqueiro e piscinas.

POSIÇÃO, LOCALIZAÇÃO E EXTENSÃO GEOGRÁFICA:
Médio Centro-Oeste do Paraná
Altitude: 841,00 m
Latitude do Distrito Sede: Sul 25,40778
Longitude: Oeste: Oeste 52,41611
Área Urbana: 19,3 Km2
Área Total: 601,00 Km2
Extensão territorial atual: 601,00 Km2.

ASPECTOS DEMOGRÁFICOS:

População - Zona Rural: 6.462
Total: 30.063
Homens: 14.745
Mulheres: 15.318
População alfabetizada: 21.016 (taxa de alfabetização: 89,3%)
Eleitores: 21.012 (Eleição Municipal de 2000)

FAMÍLIAS PIONEIRAS:
Machado, Nogueira do Amaral, Paula Xavier, Pinto de Oliveira, Camargo, Joseph, Kailer, entre outras.

TERRITÓRIO:
Do Território do Município de Laranjeiras do Sul, desde 1946, foram criados 12 novos Municípios: Guaraniaçu, Campo Bonito, Diamante do Sul, Catanduvas, Três Barras do Paraná, Quedas do Iguaçu, Espigão Alto do Iguaçu, Nova Laranjeiras, Rio Bonito do Iguaçu, Virmond, Ibema e Porto Barreiro.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Atenção Professores.

Ordem de Serviço - Resultados e Informações
ORDEM DE SERVIÇO

As informações abaixo referem-se aos protocolos de Ordem de Serviço dos professores que ainda não haviam sido publicadas até o presente momento.

Informamos que as Ordens de Serviço para a função de Professor Pedagogo no NRE Laranjeiras do Sul não constam na relação abaixo, constam apenas as movimentações para outros núcleos. Os demais professores interessados devem aguardar publicação durante a próxima semana.

INDEFERIDAS

MARITANIA BADOTTI LANGUINOTTI (sem aulas disponíveis)
ADRIANA SPIRONELLO (sem previsão para a disciplina – química)
RANGEL JOSÉ NENEVÊ (sem aulas disponíveis)
KELI SAVARIS (sem aulas no colégio solicitado)
IVETE RECH PROVIN (sem aulas disponíveis para o estabelecimento solicitado)
ROSÉLIA GOMES DA SILVA (sem aulas disponíveis)
AMÉLIA DE FÁTIMA BORTOLI DAGA (professor PDE)
LUIZ CESAR RECH (cancelada a pedido)
MONICA LOPES (sem aulas disponíveis – NRE Guarapuava)
MARIA IVONE CHUITICOSKI (solicitou cancelamento em Janeiro/2012, participa da distribuição a partir do dia 23/01/2012)
MARIO FONSECA DE QUADROS (sem aulas disponíveis para o NRE – União da Vitória)


ORDENS DE SERVIÇO DEFERIDAS


JOSIANE ROSAQ DE CRISTO
DE: C. E. JOSÉ ALVES DOS SANTOS
PARA: C. E. JOAQUIM NAZÁRIO RIBEIRO (EDUCAÇÃO ESPECIAL)

ELISIANE CRISTINA CELLA FERREIRA
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
DE: NRE LARANJEIRAS DO SUL
PARA: QUITANDINHA – NRE ÁREA METROPOLITANA SUL

ROSELI TRINDADE DOS SANTOS
GEOGRAFIA
DE: NRE – LARANJEIRAS DO SUL
PARA: NRE DOIS VIZINHOS

LUCIANA SCHAUFELBERGER
PEDAGOGA
DE: NRE LARANJEIRAS DO SUL
PARA: NRE TOLEDO – C. E. ERON DOMINGUES

LUCYMAR CRISTINA PARREIRA DE SOUZA
MATEMÁTICA
DE: NRE LARANJEIRAS DO SUL
PARA: NRE IVAIPORÃ
FÍSICA
DE: NRE LARANJEIRAS DO SUL
PARA: NRE IVAIPORÃ

MIRSA ADRIANE PERIUS
FILOSOFIA
DE: NRE LARANJEIRAS DO SUL
PARA: NRE PATO BRANCO

ALCIDES ALBINO COTTET
GEOGRAFIA
DE: NRE LARANJEIRAS DO SUL
PARA: NRE PITANGA

ISABEL MARIA VALENTE F. BÓSIO
MATEMÁTICA
DE: NRE LARANJEIRAS DO SUL
PARA: NRE PITANGA

PAULO FELICETTI SOBRINHO
MATEMÁTICA
DE: NRE – LARANJEIRAS DO SUL
PARA: NRE – DOIS VIZINHOS

BEATRIZ LORENZI
PEDAGOGA
DE: NRE – LARANJEIRAS DO SUL
PARA: NRE DOIS VIZINHOS

CLAIRO VONI DEVENS
MATEMÁTICA
DE: NRE – LARANJEIRAS DO SUL
PARA: NRE DOIS VIZINHOS

ADIEL DE SOUZA
EDUCAÇÃO FÍSICA
DE: NRE LARANJEIRAS DO SUL
PARA: NRE DOIS VIZINHOS

ANE CAROLINA CHIMANSKI
PEDAGOGA
DE: NRE LARANJEIRAS DO SUL
PARA: NRE QUARAPUAVA

ADRIANA FERNANDES DE OLIVEIRA
ESPANHOL
DE: NRE LARANJEIRAS DO SUL
PARA: NRE CASCAVEL

ELIANE MOREIRA CORCINO DE OLIVEIRA
HISTÓRIA
DE: NRE LARANJEIRAS DO SUL
PARA: NRE CASCAVEL

ELIETE APARECIDA FLORIAN
EDUCAÇÃO FÍSICA
DE: NRE LARANJEIRAS DO SUL
PARA: NRE UMUARAMA

SILVIO ALVES DE ALMEIDA
INGLÊS
DE: NRE LARANJEIRAS DO SUL
PARA: NRE ÁREA METROPOLITANA SUL

GISELI BATISTA SANCHES
ESPANHOL
DE: NRE LARANJEIRAS DO SUL
PARA: NRE UNIÃO DA VITÓRIA

IRACILDA DA COSTA JUSTINO
INGLÊS
DE: NRE LARANJEIRAS DO SUL
PÁRA: NRE IVAIPORÃ

ALBERTINA SCHMOELLER GHIZONE
CIÊNCIAS
DE: NRE LARANJEIRAS DO SUL
PARA: NRE IVAIPORÃ

JOSÉ CARLOS FABRI
PEDAGOGO
DE: NRE LARANJEIRAS DO SUL
PARA: NRE IRATI

INSS libera consulta a novo valor de aposentadoria

Aposentados e pensionistas podem a partir desta quarta-feira (18) verificar qual o novo valor do benefício pela internet ou caixas eletrônicos dos bancos em que recebem o beneficío. A Previdência Social liberou a consulta aos 28 milhões de aposentados e pensionistas do País.

O reajuste aprovado pelo governo, que varia de acordo com a remuneração paga pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) virá no pagamento de janeiro. Para quem ganha salário mínimo, o reajuste concedido pelo governo foi de 14,1%. Na prática, mais R$ 77 no bolso.

Como checar

Pela internet, basta o segurado entrar na página da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) e, em seguida, clicar em "Agência Eletrônica: Segurado" e depois em em "Extrato: Pagamento Benefícios". Para obter o valor, é preciso apenas preencher os campos com número do benefício, data de nascimento, nome do titular, CPF, além do código de segurança que o próprio site da Previdência indica.

A maior parte dos segurados poderão fazer a consulta a partir de hoje. Segundo a Previdência, apenas uma pequena parcela ainda não foi cadastrada pela DataPrev – empresa responsável pela gestão da base de dados da Previdência. O trabalho deve ser concluído até a semana que vem.

A agenda de pagamentos do INSS começa na próxima quarta-feira (25) e vai até 7 de fevereiro. Fonte: R7 Notícias

Calendário de imunização infantil terá mais duas vacinas a partir do segundo semestre

A partir do segundo semestre, mais duas vacinas farão parte do calendário de imunização das crianças. As novidades são a inclusão da vacina injetável contra a paralisia infantil e a pentavalente, que imunizará contra cinco doenças e substituirá a tetravalente.
A entrada no calendário de imunização da vacina injetável contra paralisia infantil não vai implicar a retirada da dose em gotinhas da lista, já que a dose em agulha não substitui a vacina em gotas. A diferença entre as duas é que a vacina injetável usa o vírus morto e, a segunda, o vírus vivo atenuado (mais fraco).

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, explicou que a vacina injetável diminui os riscos da criança sofrer eventos adversos após a vacinação, como uma paralisia infantil pós-vacinal. O efeito é raro, mas passível de acontecer. Em 2011, foram detectados dois casos suspeitos de paralisia infantil pós-vacinal no país. A vacina injetável tem maior eficácia nas primeiras doses em comparação à oral.
Segundo o ministro, a vantagem da vacina oral é proteger um grande número de crianças, mesmo quem não foi imunizado. “A vacina oral causa um efeito rebanho. Mesmo as crianças não vacinadas, são protegidas quando vacinamos várias crianças. A oral é eliminada nas fezes da criança e, nos locais onde há pouco saneamento básico, causa um efeito de proteção no ambiente”, explica o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa. A injetável será aplicada nos bebês com 2 e 4 meses de idade e, a oral, no reforço aos 6 e 15 meses.
Com a vacina antipólio injetável, o campanha contra a paralisia infantil em 2012 muda. Em vez de duas mobilizações nacionais contra a doença, na primeira etapa da campanha, prevista para 16 de junho, as crianças com menos de 5 anos de idade vão tomar a vacina oral, independentemente de terem sido vacinadas antes. Já na segunda fase, em agosto, os pais devem levar os filhos para tomar outras vacinas que estiverem atrasadas. Quem tiver perdido o cartão, pode procurar o posto, mesmo sem o documento, para atualizar as vacinas.
A injetável tem sido adotada em países sem registro de casos de pólio. O Brasil não tem caso da doença há mais de 20 anos. No entanto, a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) recomenda que as nações mantenham a vacinação oral até que a pólio seja eliminada em todo o mundo. Em pelo menos 25 países, o vírus continua a circular e a doença é considerada endêmica.
Já com a inclusão da vacina pentavalente, o objetivo é imunizar a criança contra cinco doenças em uma única dose: difteria, tétano, coqueluche, Haemophilus influenza tipo B e hepatite B. Os pequenos serão vacinados aos 2, 4 e 6 meses de idade. Atualmente, as crianças tomam a tetravalente, contra quatro doenças, e também a vacina contra a hepatite B.
Será mantido o reforço de difteria, tétano e coqueluche, sendo o primeiro a partir do primeiro ano de vida e o segundo, entre 4 e 6 anos de idade. O récem-nascidos devem continuar recebendo a primeiro dose da vacina contra hepatite B nas primeiras 12 horas de vida para evitar a transmissão vertical da doença, de mãe para filho.
http://www.gazetadopovo.com.br

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Região Sul tem maior incidência de câncer no país, segundo Inca.

A Região Sul é a que concentra a maior incidência de câncer, proporcionalmente, no Brasil, segundo balanço divulgado pelo Ins­­tituto Nacional do Câncer e pelo Ministério da Saúde. Os dados são referentes a 2008 e 2009. Para 2012, os números são claros: deve haver aumento nos registros em todo o país.
Juntos, os três estados do Sul tiveram taxa de incidência anual da doença, em 2008 e 2009, de mais de 504 casos a cada 100 mil habitantes. No Sudeste, o índice ficou em 423 e, na Região Norte, em 159 – a menor entre as regiões brasileiras. Entre os estados, o Paraná foi o quinto colocado, com taxa de 437 pacientes.
Hugo Harada/Gazeta do Povo
Hugo Harada/Gazeta do Povo / Ampliar imagem
Duas notícias e um susto
“O médico me disse que tinha duas notícias. A boa era que meu problema era operável. A ruim, que eu tinha câncer de rim. Fiquei tão chocada que não escutei mais nada depois disso.” É assim que a funcionária pública aposentada Suelci Teresinha Pereira Franzen (foto)relembra o diagnóstico da doença, em abril de 2011. Depois de uma consulta de rotina, que revelou o problema, em poucos dias ela fez uma cirurgia para retirar o rim esquerdo e os linfonodos (nódulos que funcionam como parte do sistema de defesa do organismo e, em geral, aumentam de tamanho para combater processos infecciosos ou infecções locais). “Não sentia nada, então foi um susto. Hoje, bebo muita água para evitar o aparecimento de pedras no rim direito”, diz. Em 2010, Suelci havia cuidado de sua irmã, que teve câncer de fígado e faleceu no ano passado. “No meu caso, foi emocional. Fiquei abalada no período final com minha irmã e o problema apareceu.”
Prevenção
Quer se prevenir contra o câncer? Segundo os especialistas, algumas atitudes ajudam a evitar que a doença apareça:
- Tenha uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes, verduras, cereais integrais e carnes magras. Nada melhor que os tradicionais arroz, feijão, salada e carne. Fuja dos alimentos industrializados, daqueles com gordura animal, de fast- food e de fontes de sódio e açúcar em excesso.
- Beba água. Refrigerantes, sucos industrializados e águas aromatizadas aumentam as chances de câncer, principalmente de cólon retal, pelo excesso de corantes e conservantes.
- Sempre que possível, fuja da cidade e passe uns dias em um local mais tranquilo e menos poluído.
- Não fume. O tabagismo (mesmo que esporádico) aumenta em 40% as chances de câncer.
- Não beba em excesso.
- Pratique exercícios físicos três vezes por semana, por pelo menos 50 minutos.
- Se está acima do peso, emagreça. A obesidade é fator de risco para vários tipos de câncer.
Diagnóstico
Detecção precoce ajuda a reduzir mortes
Se os casos de câncer estão aumentando no Brasil, o número de mortes em decorrência da doença está caindo, principalmente pela facilidade de detecção precoce dos tumores. “Há uma década, recebíamos mais pacientes em estado avançado. Hoje, a maioria dos casos é de tumores em estágio inicial, o que aumenta a possibilidade de cura”, comenta José Clemente Linhares, médico oncologista e superintendente do Hospital Erasto Gaertner.
Segundo ele, as ações governamentais de prevenção também vêm surtindo efeito e alguns tipos de câncer, como o de colo de útero, tiveram redução na taxa de mortalidade em Curitiba e em todo o Brasil nas últimas décadas. “O mesmo deve acontecer com o câncer de pulmão em 15 ou 20 anos, graças às campanhas e à proibição de fumo [em locais públicos fechados]”, aponta o diretor do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP), Luiz Antonio Negrão Dias.
O diretor do Instituto de Onco­­logia do Paraná e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Cance­­rologia, Luiz Antonio Negrão Dias, explica que a grande incidência no Sul e Sudeste se deve a alguns fatores, como a alta urbanização e a lon­­gevidade da população – co­­mo a doença é crônico-degenerativa, o número de casos é maior conforme a idade. Na Região Sul a ex­­pectativa de vida ao nascer, segundo o Censo de 2010, era de 75,2 anos e na Região Sudeste, de 74,6 anos. No Norte, a média foi de 72,2.
As estatísticas do Inca mostram ainda que o número de casos de câncer em todo o Brasil deve crescer neste ano, com 519 mil novos registros. No Sul, a estimativa é que sejam identificados 91 mil novos casos, uma taxa de 643,26 pacientes para cada 100 mil habitantes. No Paraná, por sua vez, devem ser mais de 31 mil registros e, em Curitiba, 5,5 mil.
Os tumores mais comuns serão os de pele, próstata, mama, colo de útero, pulmão, cólon e reto. “Em 2011, as estatísticas previam cerca de 500 mil novos pacientes no Brasil e, em 2000 e 2001, o crescimento não ultrapassava os 160 mil. Hoje, é comum os registros da doença aumentarem 10% ao ano.”
Vilões
Entre os vilões, um dos que mais exige atenção é a alimentação. “Saímos do tradicional regime de arroz, feijão, carne e salada para uma dieta cheia de fast-food e refrigerantes, rica em sódio, gorduras de origem animal, hormônios, aromatizantes, corantes e conservantes. Pesquisas mostram que isso aumenta a incidência de câncer, principalmente de próstata, mama, bexiga e cólon retal”, afirma Dias.
Fatores ambientais e comportamentais também contribuem. Como a maior parte da população vive nas cidades grandes, as pessoas têm maior contato com agentes poluentes, que podem provocar vários tipos de tumores, em especial de pulmão e fígado. “E, como vivem isoladas, deprimem mais, o que reduz a imunidade e facilita o aparecimento da doença”, diz.
Quanto aos hábitos de vida, a combinação de falta de exercícios físicos regulares, excesso de peso, tabagismo (mesmo que esporádico) e ingestão exagerada de bebidas alcóolicas são uma bomba para o organismo. “A obesidade é um dos principais fatores de risco para câncer de mama e próstata”, exemplifica José Clemente Linhares, médico oncologista e superintendente do Hospital Erasto Gaertner.
Dias explica que, em 1970, o câncer era a quinta maior causa de mortes no mundo. Hoje, é a segunda e, em 2030, deve assumir a liderança. Por outro lado, as possibilidades de restabelecimento da saúde também aumentaram. “Se algumas décadas atrás as chances de cura eram de 30% no Brasil, hoje temos sucesso em 55% dos casos.”
PR lidera casos de tumor no estômago e na boca
Assim como no restante do Brasil, no Paraná, os tipos de câncer mais registrados são os de mama, pele e próstata, porém, outros dois tipos vêm exigindo cuidado. Em 2008 e 2009, o estado liderou o ranking de registros de câncer de estômago – foram 23 casos em homens e 11 em mulheres a cada 100 mil pessoas –, e foi o primeiro colocado no Sul em câncer de boca, com 15 casos em homens e quatro em mulheres a cada 100 mil.
“Sabe-se que os dois são tipicamente masculinos, mas ainda não há pesquisas que tragam uma explicação clara do porquê de aparecerem tanto entre os paranaenses”, explica o diretor do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP), Luiz Antonio Negrão Dias.
Segundo ele, o câncer de estômago sempre foi relacionado ao consumo excessivo de sal e alimentos muito condimentados, mas hoje vem crescendo o número de casos associados ao uso exagerado de medicamentos para bloquear a produção de ácidos no estômago. “Quanto menor a acidez, maiores as chances de a pessoa ter o problema. Há alguns anos, notávamos uma redução na incidência, agora ela está subindo novamente.”
No caso do câncer de boca, os fatores de risco são tabagismo, principalmente pelo consumo de cigarros e cachimbos sem filtros; a ingestão exagerada de bebidas alcóolicas – quanto maior a ingestão e mais alto o teor alcóolico da bebida, maiores os riscos –; má higiene bucal e contato com HPV.
http://www.gazetadopovo.com.br/