quarta-feira, 16 de maio de 2012

SECRETARIA DA FAMILIA PROMOVE AÇÕES DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

untitled O dia 18 de maio é uma data importante para as crianças da região. Este é o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela lei federal 9.970/00. Pensando nas altas taxas de ocorrências registradas em Laranjeiras do Sul e região, o Escritório Regional da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (SEDS) do município está preocupado em utilizar a data para mobilizar e, principalmente, conscientizar a população de toda a região. O escritório engloba, além de Laranjeiras, Nova Laranjeiras, Rio Bonito, Porto Barreiro, Guaraniaçu, Diamante do Sul, Virmond, Quedas do Iguaçu, Marquinho e Espigão Alto.
Amanhã quinta-feira (17), haverá uma palestra com o promotor Ronaldo de Paula Mion, que contará com a presença dos Conselhos Tutelares da região, outros profissionais envolvidos e quem tenha interesse em saber mais sobre este assunto tão delicado. A palestra será no Sindicato Patronal Rural e começa às 14 horas.
A ação principal será na sexta-feira (18), na praça Nogueira do Amaral, e irá mobilizar toda a população. Haverá apresentações culturais de talentos regionais, panfletagens, espaço lúdico para crianças e, o mais importante, a comunidade poderá tirar dúvidas e obter conhecimento sobre o tema.
Haverá ações desenvolvidas nos outros municípios. Todas as escolas municipais e estaduais se empenharam em confeccionar cartazes e redações sobre o tema “Você pode agir. Faça bonito: proteja nossas crianças e adolescentes”. Os dez melhores em cada modalidade de cada município foram enviados para o escritório regional e serão expostos na praça no dia 18. Haverá premiação para os três melhores cartazes e as três melhores redações.
Violência Sexual
Segundo informações da campanha, a violência sexual é o abuso ou exploração do corpo e da sexualidade de crianças e adolescentes. A coerção também configura em crime se as ações forem impróprias para a idade cronológica, o desenvolvimento físico, psicológico e social dos envolvidos.
A ação pode ser intrafamiliar, quando há relação de parentesco entre criança e abusador, ou extrafamiliar, quando não há relação de convivência. A diferença entre abuso e exploração é que no primeiro não há intenção de lucro ou troca. A exploração pode ser em quatro formas: redes de prostituição, pornografia, tráfico ou turismo sexual.
www.radiocampoaberto.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário