segunda-feira, 23 de maio de 2011

Relembrando: Ministério da Cultura aprova projeto de restauração da antiga sede dos Correios...

Prefeito Berto Silva declara que restauração não era prioridade porque assumira um município sucateado nos setores vitais
Foi aprovado pelo Ministério da Cultura o projeto de restauração da histórica sede dos Correios de Laranjeiras do Sul. Uma parceria entre a Prefeitura do Município e o Governo Federal, por meio do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), possibilitará um investimento de R$ 312 mil para a recuperação do prédio.

O imóvel tombado pelo patrimônio histórico em 11 de Setembro de 1989 foi construído em 1944, por determinação do primeiro governador do Território Federal do Iguaçu, Coronel João Garcez do Nascimento quando foi decidida a mudança da capital do território, de Foz do Iguaçu para a Vila Xagu, que depois viria a ser Laranjeiras do Sul. Durante três anos- 1943 e 1946-, o Oeste e Sudoeste paranaense deixaram de fazer parte do estado do Paraná. Essas duas regiões, mais o Oeste de Santa Catarina, formavam o Território Federal do Iguaçu.

O imóvel com 13 peças, construído com requintes de luxo, todo de madeira de cerne de pinheiro, com paredes duplas, revestido internamente com forro de pinheiro paulista, teto trabalhado artesanalmente em madeira, com lareira e sistema de calefação abrigou durante o período - entre 1944 e 1946-, primeiramente o Secretário Geral do Território, Major Raul Gomes Ferreira e depois o Capitão Jorge Silva e Souza, que também ocupou o cargo.
Mais tarde o prédio serviu como sede dos Correios.

Ao longo dos anos a construção foi deteriorando-se e exigiu da atual administração uma intensa mobilização para a sua recuperação. De acordo com o prefeito Berto Silva, sua restauração ainda não foi executada porque teve que eleger prioridades, quando assumiu o cargo. “Acho que a cultura é importante, mas diante de um município cheio de problemas que herdei para governar, o prédio do antigo Correio não era uma prioridade. Passou a ser, à medida que fomos resolvendo outros assuntos de maior importância, como saúde e educação, por exemplo. Mas agora que o projeto foi aprovado, posso afirmar que, nós vamos entregar o mandato, em 2012, com mais essa obra concluída”, comemorou. Berto aguarda agora, a assinatura da ordem de serviço para começar a executar a obra.
Infelizmente mais uma notícia que não saiu do papel, mas aguardamos que até 2012 como prometido na matéria seja restaurado esse patrimõnio histórico de nossa cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário