terça-feira, 10 de abril de 2012

Procon recomenda cuidados com oferta de dinheiro fácil


A coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, orienta os consumidores a terem cuidado com oferta de empréstimos fáceis, com juros baixos, sem comprovação de renda e com o depósito imediato do dinheiro. “Estes anúncios estão se tornado comuns em jornais em todo o Paraná, mas, na realidade, são apenas chamarizes para iludir o consumidor”, alerta.

Claudia orienta o consumidor para não se deixar “seduzir“ pelas vantagens oferecidas por anúncios em que constam apenas números de telefone para contato. Em razão de dificuldades econômicas, muitas pessoas têm buscado nesse tipo de anúncio a solução para seus problemas financeiros e caem em golpes, perdendo também os valores depositados a título de taxa de administração. Esses valores dificilmente serão recuperados.

O consumidor, que sequer sabe o nome ou endereço da empresa, recebe instruções para, após verificar o depósito em sua conta, recolher taxas em alguma instituição bancária. Porém, como explica Claudia, o valor do empréstimo não foi depositado na conta do consumidor, embora apareça no extrato de imediato, pois é feito com cheque sem fundo. No caso do caixa eletrônico, não há qualquer número de documento no envelope de depósito. “O consumidor, ao tentar sacar o dinheiro, descobre que foi ludibriado”, diz Claudia.

Segundo a coordenadora do Procon, o melhor a fazer é verificar se a empresa é legalizada, tentar saber o nome do fornecedor e buscar informações junto ao Banco Central, que fornece o aval de funcionamento às financeiras. Em caso de dúvida, o consumidor não deve buscar este tipo empréstimo, pois corre o risco de ter sua situação financeira agravada. “Se já foi efetuado algum pagamento, resta ao consumidor registrar queixa junto à Delegacia do Consumidor ou de Estelionato”, diz Claudia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário