quinta-feira, 19 de maio de 2011

Audiência pública realizada na Câmara de Vereadores discutiu o gerenciamento de resíduos sólidos.

Discutir o destino dos resíduos sólidos no município de Laranjeiras do Sul. Esse foi o objetivo da audiência pública organizada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, realizada nesta terça-feira (17). Participaram da audiência os vereadores Assis Amarante, Toni Mattos, Junior Gurtat, Valmir Viola, Elton Ruths, Moacir Frizzo e Ivone Portela.

Também participaram do encontro, representantes das Faculdades Alto Iguaçu (FAI), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Acils, empresários, professores e alunos, que discutiram a elaboração de um projeto envolvendo estas instituições e a Associação de Agentes Ecológicos São José Operário, voltado justamente a propor alternativas à questão dos resíduos sólidos na cidade.

Na ocasião foi debatido o Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos Urbanos. O modelo de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos Urbanos tem como diretrizes a redução da quantidade de lixo e a participação de diversos segmentos da sociedade. Além dos aspectos operacionais, o novo modelo tem o foco na questão ambiental e no envolvimento popular.

Entre os temas e as pré-propostas para o Programa de Laranjeiras do Sul e que foram apresentadas durante a audiência destacamos o Serviço de coleta, transporte e destinação final do lixo doméstico, objetivando melhorar a abrangência da coleta de lixo e otimizar os custos e o tempo dos serviços, além de dar atenção e aumentar a rigidez no cumprimento dos horários estabelecidos para coleta, por parte dos executores dos serviços.

Também foi apresentado o serviço de limpeza urbana, resíduos especiais, aspectos econômicos financeiros e legais, aspectos sociais, educação ambiental, resíduos nos distritos, coleta seletiva dos constituintes do lixo doméstico, resíduos volumosos e grandes volumes de resíduos além do aterro sanitário no município.

No entendimento da  maioria dos presentes,  o ideal seria aguardar alguns dias para apresentação do projeto apresentado pela municipalidade e do documento elaborado por outras instituições. Ao final do evento, ficou marcado novo encontro para debater com a comunidade local as políticas sobre o assunto. O evento está agendado para sexta-feira, 20 de maio de 2011, a partir das 14 horas, na Câmara de Vereadores de Laranjeiras do Sul.
fonte:http://www.cmls.pr.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário