quinta-feira, 21 de julho de 2011

Na contra mão: Vereador e vice-prefeito protocolam documento solicitando informações do Governo do Estado sobre o Campus da Unicentro em Laranjeiras.

A comunidade laranjeirense recebeu recentemente a informação dando conta de que o Conselho Estadual de Educação - CEE indeferiu o pedido de credenciamento dos campi universitários da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro em Laranjeiras do Sul e Pitanga. Atualmente cursos de graduação são oferecidos em regime de extensão nos dois municípios. O decreto que sacramentava a instalação do Campus em Laranjeiras do Sul, foi assinado no dia 28 de maio de 2010, pelo então governador Orlando Pessuti em encontro realizado no Iguaçu Tênis Clube.
De acordo com o secretário da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal, os pedidos tramitavam desde o ano passado quando uma comissão foi instituída para tratar das questões referentes aos novos campi. No entanto, o Conselho pautado nas informações relativas à condução do processo, ou seja, na falta de previsão orçamentária e devido as condições estruturais apresentadas nos locais, emitiu parecer contrário às solicitações.
Este assunto foi amplamente discutido entre os vereadores durante a sessão realizada na segunda-feira (18). Na oportunidade foi apresentado um Requerimento solicitando dos poderes constituídos, Estadual e Municipal, informações sobre a implantação do Campus no município. Nesta quarta-feira (20) o vice-prefeito Walter Becker acompanhado do vereador Toni Mattos, estiveram na capital do estado, protocolando documento junto com o Presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, Deputado Valdir Rossoni, solicitando do mesmo que interceda junto ao Governador Beto Richa, sobre a instalação do Campus da Unicentro em Laranjeiras.
No documento, também assinado pelo presidente da Câmara Assis Amarante, informa que a instalação do Campus da Unicentro em Laranjeiras é um antigo sonho da comunidade, que representa a consolidação da cidade como polo Universitário, além da economia de aproximadamente R$ 1.000.000 um milhão anualmente nos cofres da Prefeitura. “Hoje todo o deslocamento dos professores e despesas da Universidade é bancado a duras penas pelo Município. Desta forma o Estado assumindo a Universidade, o que deveria ter feito há muito tempo, cumprindo com suas obrigações, o dinheiro que o Município economiza poderá ser investido em outras áreas também importantes para o desenvolvimento de nossa cidade e a melhoria da qualidade de vida de nossa gente”, afirmou o vice-prefeito Walter Becker.
Para o vereador Toni Mattos, com o Campus, a Unicentro terá recursos próprios e poderá haver concurso local para funcionários e professores, os quais passaram a ter estabilidade e a entidade vida própria com autonomia para gerir suas atividades. “A Comunidade já se manifestou sobre o assunto nas administrações passadas e pouco foi feito para que o sonho de nossa gente se transforme em realidade. Entendo que a instalação do Campus da Unicentro, será para toda a comunidade estudantil da região da Cantuquiriguaçú uma conquista do mesmo porte da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS”, concluiu Toni Mattos.
Ao receber o documento o Presidente da Assembléia Legislativa do Paraná, Deputado Valdir Rossoni lembrou que a Extensão da Unicentro em Laranjeiras do Sul, foi um trabalho iniciado por ele, ainda no Governo Jayme Lerner. Classificou de irresponsável a atitude tomada pelo governador da época, Orlando Pessuti, onde o mesmo assinou um documento dizendo que estava criando o Campus no município e esqueceu de colocar os recursos no Orçamento do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário