O inverno chegou e trouxe com ele, além do frio, espirros, tosses, mal-estar, gripe e resfriado. E é nesse período que surgem as dúvidas em relação se a pessoa está com gripe ou resfriado, se os remédios caseiros funcionam, se seria o frio o principal responsável por essas doenças?
De início o médico Fernando Pedrotti, chefe do Setor de Vigilância Epidemiológica de Guarapuava, explica que existe diferença entre gripe e resfriado. Ele fala que a principal diferença é a intensidade dos sintomas. “ No resfriado você tem dores leves, pouca febre e um pouco de tosse. Com a gripe as dores musculares são mais intensas, a febre pode chegar a 39º e a pessoa tem dificuldade para fazer as atividades normais”. Outro detalhe é que a gripe é causada pelo vírus Influenza e o resfriado é causado por vários vírus diferentes.
Sobre a medicação o doutor comenta que os remédios que prometem acabar com a gripe apenas aliviam os sintomas como dores no corpo, febre e congestão nasal. O tempo de duplicação do vírus, que é o que causa os sintomas, continua o mesmo. A mesma orientação vale para as receitas caseiras. “Não há comprovação cientifica que essas misturas caseiras são eficazes. Na verdade a pessoa tem que tomar cuidado com o que está tomando”, fala o doutor. O mesmo serve para a vitamina C que não cura e não previne a gripe. A relação que essa vitamina tem com as doenças é que a falta do nutriente podem levar a alterações do sistema imunológica.
Pedrotti lembra que não é só com as receitas caseiras que as pessoas têm que ter cuidado, mas também com a automedicação. “A automedicação pode piorar o quadro da doença e trazer outras complicações como gastrites, úlceras e insuficiência renal”. Ele aconselha que a pessoa procure orientação médica para que seja medicada corretamente e evite problemas posteriores.
Segundo o médico “tomar” friagem ou beber algo gelado não está ligado diretamente com o vírus da gripe e resfriado. O que está relacionado é a mudança de hábitos das pessoas favorecendo a transmissão do vírus. “Para se proteger do frio a pessoa deixa o ambiente fechado. Não havendo uma circulação do ar facilita a propagação do vírus para outras pessoas. Outro costume e lavar menos as mãos por causa do desconforto da água gelada. Higiene e um lugar bem arejado são importantes para evitar a contaminação”. Outro fator que torna a pessoa mais vulnerável a transmissão do vírus é o ar-condicionado. O aparelho tira a umidade do ar, ressecando a mucosa do nariz e facilitando a entrada do vírus pela via respiratória.
Para finalizar Pedrotti diz que a prevenção sempre é o melhor remédio. E a melhor forma de se prevenir é ter uma boa alimentação, sempre beber bastante água, ter cuidado com a higiene e deixar os ambientes com circulação de ar. Caso a pessoa já esteja doente sempre procurar orientação médica e não se automedicar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário