sexta-feira, 1 de julho de 2011

Mau tempo impede visita de Dilma e lançamento do Plano Safra é adiado.

O mau tempo cancelou a visita da presidente Dilma Rousseff (PT) a Francisco Beltrão, na região Sudoeste do Paraná, e também o lançamento oficial do Plano Agrícola e Pecuário (PAP) da Safra 2011/12 - que ocorreria na cidade, na tarde de hoje, sexta-feira (1º). O cancelamento foi anunciado menos de três horas do horário em que estava previsto o lançamento.
A informação repassada pelo diretor de geração de Renda e Agregação de valor do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Arnoldo de Campos, foi de que o avião da presidente Dilma Rousseff não conseguiria pousar em Chapecó (SC). Se a presidente chegasse ao município, havia também o receio de que ela não conseguisse retornar para Brasília (DF). Uma tempestade está prevista para a região. “Sem a Dilma não tem lançamento”, afirmou Campos.
O plano passa a valer a partir de sexta – mesmo sem o lançamento oficial. O evento deve ocorrer em 12 de julho, mas a data ainda não estava confirmada.
A presidente viria ao Paraná para confirmar orçamento de R$ 16 bilhões para a agricultura familiar, responsável por dois terços dos estabelecimentos rurais no estado, num sistema de produção considerado modelo para as demais regiões. Os recursos somam-se aos R$ 107,2 bilhões do PAP da agricultura comercial, lançado em 17 de junho em Ribeirão Preto (SP).
Movimentação em Francisco Beltrão e região
Essa seria a primeira vez que um ocupante do cargo de presidente da República visitaria o município, e também a primeira vez que Dilma viria ao Paraná depois de assumir o mandato. Segundo as lideranças locais, o mais próximo que um presidente chegou de Beltrão foi a Pato Branco (que fica a 57 quilômetros), ainda em 1962 (época de João Goulart).
Mil produtores rurais estavam no ginásio de esportes Arrudão - onde uma tenda foi instalada por causa da chuva -, por volta do meio-dia, à espera do lançamento do Plano Safra. Outros 6 mil estavam chegando ao município em caravanas e não havia como avisá-los do cancelamento.
Aproximadamente 40 municípios da região decretaram ponto facultativo nesta sexta-feira para que os servidores pudessem acompanhar a visita da presidente a Francisco Beltrão.
 G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário